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Um médico, um legado e um trabalho de comunicação

14 de maio de 2020

Representante oficial do Brasil na Organização Mundial de Saúde (OMS) para o National Cancer Control Programmes; membro das mais significativas instituições médicas brasileiras e mundiais, como o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Sociedade Latino-Americana de Institutos Nacionais de Câncer Society of Surgical Oncology, American College of Surgeons e World Federation of Oncological Surgical Societes; autor de mais de 35 trabalhos técnico-científicos impressos nas mais renomadas publicações brasileiras e internacionais; agraciado com os maiores reconhecimentos pelo seu trabalho na Oncologia, como, por exemplo, medalha e diploma da OMS, prêmios Annual Research Award, da Sociedade Cirúrgica de Chicago, Distinguished Service Award, da União Internacional contra o Câncer, e medalhas de Mérito Oswaldo Cruz e Ordem do Mérito Médico, ambas concedidas pelo Ministério da Saúde.

Esse é um breve resumo da vida do cirurgião oncológico Marcos Fernando de Oliveira Moraes, que nos deixou no último dia 04 de maio, aos 84 anos, de causas naturais. Dr. Marcos foi um dos idealizadores da Fundação do Câncer, criada por ele quando esteve à frente da direção do INCA, para apoio à pesquisa e controle da doença.

Como agência responsável pela comunicação da Fundação do Câncer, tivemos o desafio de desenvolver uma estratégia de divulgação que fizesse justiça à grandiosidade da vida e obra do Dr. Marcos. Nossas equipes de comunicação interna, assessoria de imprensa, design e social media entraram em ação. O primeiro passo foi organizar os arquivos com currículo, premiações, homenagens, fotos e discursos do Dr. Marcos Moraes ao longo de sua trajetória e à frente da Fundação do Câncer.

Elaboramos uma carta-homenagem para o mailing interno e uma carta-comunicado para o mailing externo da Fundação do Câncer sobre seu falecimento. Nossos designers elaboraram as artes desses dois materiais e também para o site e para os posts das redes sociais da instituição que ele fundou há 29 anos.

Nossa equipe de comunicação institucional organizou ainda uma reunião virtual para homenagear a memória do fundador da instituição. O encontro contou com mais de 80 profissionais e foi permeado por depoimentos emocionados de quem conviveu com ele. A oportunidade reforçou o compromisso de todos com a obra a qual ele tanto se dedicou: a Fundação do Câncer.

Nossa equipe de jornalismo escreveu um obituário para o site da instituição e outro para a imprensa. A estratégia da assessoria de imprensa foi acionar inicialmente os veículos que são distribuidores de conteúdo, focando no G1 e O Estado de São Paulo. O falecimento e o trabalho do Dr. Marcos Moraes precisavam ser comunicados rapidamente para todo o Brasil e a opção por esses veículos foi dar capilaridade ao assunto. Assim, a notícia foi publicada em mais de 50 veículos do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, entre outros estados. Para marcar o sétimo dia de falecimento do Dr. Marcos, emplacamos um artigo do presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, o renomado neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, na editoria de Opinião do jornal O Globo e no Globo Online.

A SB Comunicação segue agora trabalhando no planejamento de atividades e projetos de comunicação institucional de médio e longo prazos para a Fundação do Câncer, voltados ao resgate e à preservação da memória do Dr. Marcos Moraes. As atividades serão o marco da comemoração dos 30 anos da instituição, que será celebrado em 2021.

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