Cemitério, de modo geral, é território evitado; em tempos do novo coronavírus, naturalmente essa rejeição se torna ainda mais forte. No sentido contrário, a imprensa passou a frequentar diariamente esses locais na cobertura sobre a Covid-19, mostrando o lado mais trágico da pandemia. Nesse cenário, foi preciso lançar um olhar diferenciado criando ações para o Crematório e Cemitério da Penitência que vêm fazendo diferença na comunicação do cliente com a sociedade, oferecendo um sopro de leveza nas reportagens sobre as vítimas da doença no estado.
No momento em que as manchetes destacavam o número crescente de casos confirmados da Covid-19 no Rio, o Cemitério da Penitência adaptou a sua rotina e implementou novos modelos de velório para receber com segurança e de forma humanizada os familiares das vítimas da doença, lançando mão da tecnologia. Os velórios online e ao ar livre passaram a ser realizados assim que as curvas ascendentes de mortes por conta da epidemia eram informadas pelas autoridades. Avaliamos o alto potencial desses serviços a partir de dois pontos que consideramos fortes: um novo modelo para o mercado cemiterial e a possibilidade de pessoas do grupo de risco, principalmente, poderem acompanhar a despedida de seus entes queridos à distância.
Nossa estratégia de comunicação gerou interesse em diversos veículos de comunicação. No momento em que as atenções estavam voltadas para a disseminação da doença e o volume de óbitos, conseguimos apresentar uma proposta ‘positiva’ que representava a oportunidade de as famílias participarem do ritual de despedida sem correr o risco de contaminação.
O primeiro espaço que conquistamos foi no Jornal O Globo, em matéria sobre medidas inovadoras encontradas por empresas que estavam alterando seu modus operandi para manter o relacionamento com o cliente de forma online. Na sequência, veículos como G1, Jornal O Dia, revista Época e diversas rádios publicaram sobre os serviços, inclusive entrevistando pessoas que estavam participando dos velórios no cemitério, como as matérias veiculadas no RJTV, da Rede Globo, e na Rede Record.
Um case que mostra a importância da perspectiva positiva, mesmo diante do caos.