A concepção do especial “Reprodução Assistida”, exibido entre os dias 18 e 20 de outubro no Jornal da Band, teve início dois meses antes de ir ao ar. A parceria com a emissora trouxe ao público questões acerca da infertilidade, um problema de saúde que não anula o maior sonho de muitas mulheres: o de ser mãe.
Para mostrar que é possível realizar esse desejo, a matéria produzida pela repórter Mariana Procópio revelou diversas vertentes da situação: a força de vontade, o planejamento familiar, as técnicas e procedimentos existentes na medicina reprodutiva, as mudanças e os impedimentos na legislação, a perda da saúde reprodutiva e a tecnologia como aliada.
Para que a série pudesse mostrar tudo isso, a assessoria de imprensa da nossa agência funcionou como um apoio da produção jornalística. Pesquisamos de forma aprofundada as estatísticas do setor divulgadas nos últimos anos e confrontamos com os números do período pós-pandemia. O resultado foi surpreendente – um boom na procura pelo procedimento. Também levantamos junto ao nosso cliente, a Clínica Pró Nascer, o perfil das novas pacientes e vimos os variados motivos delas e de suas famílias para darem vida a um filho. Buscamos pacientes diferentes, com histórias emocionantes, mas com algo em comum: o desejo da maternidade. Assim, trouxemos à tona temáticas como congelamento de óvulos, reprodução assistida em idade avançada, a chamada produção independente, a ovodoação e a maternidade entre casais homoafetivos.
Convidamos ainda a repórter Mariana Procópio para conhecer in loco a jornada da paciente e cada etapa do processo de Fertilização in Vitro, o laboratório de embriologia, onde ocorre a implantação do espermatozoide no óvulo e conversar com o nosso assessorado, o especialista em reprodução humana assista, o médico João Ricardo Auler. E ainda, conversar com as suas pacientes. Eis que após essa imersão, nasce o especial em três capítulos.
Na série, o nosso cliente comentou a experiência de mulheres com mais de 60 anos que desejam engravidar, explicou sobre inseminação artificial e as regras para doação de óvulos, as chances de engravidar, de forma natural ou assistida, em cada faixa-etária e as novas leis que regem esse universo tão complexo.
Nos bastidores, acompanhamos os desdobramentos e a repercussão das reportagens junto ao nosso cliente e às personagens da clínica. O resultado mostrou que essa foi uma parceria de sucesso. Nas redes sociais da emissora, meio milhão de views no youtube e mais de oito mil likes, somente nas 48 horas após a exibição do último capítulo da série.