Marcas são a ponte entre consumidores e o que eles pensam de um produto. A percepção — e não necessariamente o que o produto é de fato — pode fazer com que consumidores se aproximem ou não da sua empresa, seja ela de que ramo for, inclusive na área de Saúde. Esse conjunto de percepções chamamos de identidade.
Trazer significado emocional à identidade da marca, portanto, é trabalhar com os sentimentos das pessoas quando elas se relacionam com a marca em si, e isso é capaz de facilitar uma aceitação emocional por parte do consumidor. O contrário, ou seja, conseguir uma ação do consumidor somente pela razão, apresentando os atributos do serviço/produto, é uma via mais complicada.
É necessário ir mais fundo, apresentando os benefícios e amplificando significados.
É o que chamamos de Abordagem ABS (Atributos – Benefícios – Significados), usada para dignificar e valorizar a imagem da marca.
Diferentes processos ajudam na construção de identidades de marcas fortes, entre eles os chamados 5 Principais Determinantes Emocionais, que podem ajudar a criar uma cultura de marca poderosa capaz de traduzir diferenciais e se destacar entre outras, ajudando as marcas a saírem do comum e a se conectar com as pessoas.
Eles são, basicamente, perfis que reúnem as características e papéis que uma marca deve ter como comportamento perante o mercado e seus clientes.
Conheça os 5 Determinantes Emocionais:
1 – Cidadania
Conhecida principalmente por seu compromisso social
Aspiração do consumidor: Amor ao mundo
Promessa emocional: Engajamento
Motivação do consumidor: Fazer o bem (sustentabilidade, justiça, igualdade, humanidade)
2 – Liberdade
Conhecidas por valorizarem o risco e a transformação
Aspiração do consumidor: Amor à emoção
Promessa emocional: Fuga
Motivação do consumidor: Libertar-se (estímulo, sobrevivência, risco, mudança)
3 – Status
Conhecidas pela qualidade e exclusividade
Aspiração do consumidor: Amor à classe
Promessa emocional: Glamour
Motivação do consumidor: Brilhar (reconhecimento, previsibilidade, arte, prazer)
4 – Harmonia
Conhecidas por compartilhar, otimismo e apoio
Aspiração do consumidor: Amor à tribo
Promessa emocional: Convivência
Motivação do consumidor: Compartilhar alegria (conexão, celebração, renovação, família, amigos)
5 – Confiança
Conhecidas por solidez e conhecimento
Aspiração do consumidor: Amor à ética
Promessa emocional: Segurança
Motivação do consumidor: Administração (conhecimento, soluções, herança, apoio)
A metodologia dos Determinantes Emocionais tem base na Teoria Motivacional, que por sua vez se apoia nos principais impulsos humanos que nos movem.
Esse é um dos métodos utilizados pela SB Comunicação para construir identidades fortes para a marca dos seus clientes. Um exemplo é o resultado obtido com a RILAA, uma Rede de Laboratórios envolvidos no controle de alimentos nos países das Américas.
Como resultado do processo criativo, a identidade foi criada com base na definição e escolha de um dos determinantes – confiança – tendo ainda um determinante secundário – cidadania – que apoia o primeiro e amplia o significado da marca.
Gostou das informações? A sua marca não tem uma identidade diferenciadora? Entre em contato, teremos o maior prazer em responder.
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