blog

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na reputação da sua instituição?

8 de maio de 2019

[tatsu_section bg_color= “” bg_image= “” bg_repeat= “no-repeat” bg_attachment= ‘{“d”:”scroll”}’ bg_position= ‘{“d”:”top left”}’ bg_size= ‘{“d”:”cover”}’ bg_animation= “none” padding= ‘{“d”:”15px 0px 15px 0px”}’ margin= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ border= “0px 0px 0px 0px” border_color= “” bg_video= “0” bg_video_mp4_src= “” bg_video_ogg_src= “” bg_video_webm_src= “” bg_overlay= “0” overlay_color= “” full_screen= “0” enable_custom_height= “” custom_height= ‘{“d”:””}’ vertical_align= “center” top_divider= “none” top_divider_zindex= “9999” bottom_divider_zindex= “9999” bottom_divider= “none” top_divider_height= ‘{“d”:100}’ top_divider_position= “above” bottom_divider_height= ‘{“d”:100}’ bottom_divider_position= “below” top_divider_color= “#ffffff” bottom_divider_color= “#ffffff” invert_top_divider= “0” invert_bottom_divider= “0” flip_top_divider= “0” flip_bottom_divider= “0” section_id= “” section_class= “” section_title= “” offset_section= “” offset_value= “0” full_screen_header_scheme= “background–dark” z_index= “0” overflow= “” hide_in= “” key= “g2wxy3850l8fypad”][tatsu_row full_width= “0” bg_color= “” border= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ border_color= “” no_margin_bottom= “0” equal_height_columns= “0” gutter= “medium” column_spacing= “” fullscreen_cols= “0” swap_cols= “0” padding= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ margin= ‘{“d”:”0px 0px”}’ row_id= “” row_class= “” hide_in= “” box_shadow= “0px 0px 0px 0px rgba(0,0,0,0)” border_radius= “0” layout= “1/1” key= “g2wxy3852yemdodj”][tatsu_column bg_color= “” bg_image= “” bg_repeat= “no-repeat” bg_attachment= “scroll” bg_position= ‘{“d”:”top left”}’ bg_size= ‘{“d”:”cover”}’ padding= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ custom_margin= “0” margin= ‘{“d”:”0px 0px 50px 0px”}’ border= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ border_color= “” border_radius= “0” enable_box_shadow= “0” box_shadow_custom= “0px 0px 0px 0px rgba(0,0,0,0)” bg_video= “0” bg_video_mp4_src= “” bg_video_ogg_src= “” bg_video_webm_src= “” bg_overlay= “0” overlay_color= “” animate_overlay= “none” link_overlay= “” vertical_align= “none” column_offset= “0” sticky= “0” offset= ‘{“d”:”0px 0px”}’ z_index= “0” top_divider= “none” bottom_divider= “none” top_divider_height= ‘{“d”:{“d”:”100″,”m”:”0″}}’ bottom_divider_height= ‘{“d”:{“d”:”100″,”m”:”0″}}’ top_divider_color= “#ffffff” bottom_divider_color= “#ffffff” flip_top_divider= “0” flip_bottom_divider= “0” left_divider= “none” left_divider_width= ‘{“d”:{“d”:”50″,”m”:”0″}}’ left_divider_color= “#ffffff” invert_left_divider= “0” right_divider= “none” right_divider_width= ‘{“d”:{“d”:”50″,”m”:”0″}}’ right_divider_color= “#ffffff” invert_right_divider= “0” column_parallax= “0” top_divider_zindex= “9999” bottom_divider_zindex= “9999” right_divider_zindex= “9999” left_divider_zindex= “9999” column_width= ‘{“d”:”100″}’ overflow= “” column_mobile_spacing= “0” animate= “0” animation_type= “fadeIn” animation_delay= “0” image_hover_effect= “none” column_hover_effect= “none” hover_box_shadow= “0px 0px 0px 0px rgba(0,0,0,0)” col_id= “” column_class= “” hide_in= “” layout= “1/1” key= “g2wxy3854zcn1w5b”][tatsu_text bg_color= “” max_width= ‘{“d”:”100″}’ wrap_alignment= “center” text_alignment= ‘{“d”:”left”}’ animate= “” animation_type= “fadeIn” animation_delay= “0” margin= ‘{“d”:”0px 0px 30px 0px”}’ box_shadow= “0px 0px 0px 0px rgba(0,0,0,0)” padding= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ border_radius= “0” key= “g2wxy3856zeiw8c1”]

Estamos vivendo a era da reputação. As empresas precisam estar mais atentas à imagem que passam para seus clientes e para o público em geral. Como mostrou pesquisa recente realizada pelo Reclame AQUI, 48% dos consumidores elegem reputação e bom atendimento como o principal critério no processo de decisão por uma marca.

Uma boa construção de imagem e reputação começa com um olhar “crítico” para o planejamento estratégico traçado pela empresa. O que foi definido como a missão, visão e valores está sendo reconhecido pelos públicos interno e externo? A mensagem que sua empresa transmite ao público está de acordo com o que o planejamento projetou? Essas são perguntas para começar.

Mas o que isso tem a ver com a assessoria de imprensa?

Para uma significativa parcela da população, a verdade ainda é o que sai nos jornais – impressos e online – e nos noticiários de rádio e TV. Por isso, a mídia espontânea é uma grande vitrine. Ter uma boa relação com os veículos de comunicação é um dos passos fundamentais para a formação e o fortalecimento de uma imagem positiva e de credibilidade.

A assessoria de imprensa é a responsável por esse relacionamento, se tornando uma ponte entre a sua empresa e os jornalistas. Também fica a cargo da equipe da assessoria a definição de uma agenda de assuntos estratégicos e relevantes para divulgação e determinar o equilíbrio entre amplitude e qualidade da exposição da sua marca na mídia.

É esse trabalho com formadores de opinião, em conjunto com outras ações importantes, como o marketing digital, responsabilidade social e comunicação interna, que vai construir – e/ou reforçar – a imagem e reputação da sua empresa.

O que um trabalho de assessoria de imprensa profissional pode fazer?
  • Divulgar as ações e projetos da empresa, reforçando positivamente sua imagem e responsabilidade social;
  • Dar visibilidade aos diretores e fontes técnicas, por meio de artigos, entrevistas e encontros com editores e jornalistas;
  • Instruir gestores para o relacionamento com a mídia, postura durante entrevistas e rotinas de imprensa (media training);
  • Realizar levantamento de “pontos fracos” para possíveis gerenciamento de crise e elaborar o manual de gestão de crises da empresa;
  • Criar um banco de temas com o que é ou pode ser transformado em notícia para a mídia;
  • Identificar que contribuições a empresa pode fazer como fonte de informação ou que debates pode levantar;
  • Gerenciar a repercussão de fatos positivos e negativos sobre a organização.

Gostou das informações? Tem sugestões ou perguntas? Entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em responder!

[/tatsu_text][/tatsu_column][/tatsu_row][/tatsu_section]

Posts anteriores