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Estamos vivendo a era da reputação. As empresas precisam estar mais atentas à imagem que passam para seus clientes e para o público em geral. Como mostrou pesquisa recente realizada pelo Reclame AQUI, 48% dos consumidores elegem reputação e bom atendimento como o principal critério no processo de decisão por uma marca.
Uma boa construção de imagem e reputação começa com um olhar “crítico” para o planejamento estratégico traçado pela empresa. O que foi definido como a missão, visão e valores está sendo reconhecido pelos públicos interno e externo? A mensagem que sua empresa transmite ao público está de acordo com o que o planejamento projetou? Essas são perguntas para começar.
Mas o que isso tem a ver com a assessoria de imprensa?
Para uma significativa parcela da população, a verdade ainda é o que sai nos jornais – impressos e online – e nos noticiários de rádio e TV. Por isso, a mídia espontânea é uma grande vitrine. Ter uma boa relação com os veículos de comunicação é um dos passos fundamentais para a formação e o fortalecimento de uma imagem positiva e de credibilidade.
A assessoria de imprensa é a responsável por esse relacionamento, se tornando uma ponte entre a sua empresa e os jornalistas. Também fica a cargo da equipe da assessoria a definição de uma agenda de assuntos estratégicos e relevantes para divulgação e determinar o equilíbrio entre amplitude e qualidade da exposição da sua marca na mídia.
É esse trabalho com formadores de opinião, em conjunto com outras ações importantes, como o marketing digital, responsabilidade social e comunicação interna, que vai construir – e/ou reforçar – a imagem e reputação da sua empresa.
O que um trabalho de assessoria de imprensa profissional pode fazer?
- Divulgar as ações e projetos da empresa, reforçando positivamente sua imagem e responsabilidade social;
- Dar visibilidade aos diretores e fontes técnicas, por meio de artigos, entrevistas e encontros com editores e jornalistas;
- Instruir gestores para o relacionamento com a mídia, postura durante entrevistas e rotinas de imprensa (media training);
- Realizar levantamento de “pontos fracos” para possíveis gerenciamento de crise e elaborar o manual de gestão de crises da empresa;
- Criar um banco de temas com o que é ou pode ser transformado em notícia para a mídia;
- Identificar que contribuições a empresa pode fazer como fonte de informação ou que debates pode levantar;
- Gerenciar a repercussão de fatos positivos e negativos sobre a organização.
Gostou das informações? Tem sugestões ou perguntas? Entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em responder!
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