blog

Case de Assessoria de Imprensa: mais de 150 inserções no Dia de Finados

13 de novembro de 2023

O Dia de Finados é uma data sensível e muito importante para nosso cliente Crematório e Cemitério da Penitência. Todos os anos, o cemitério desempenha um papel fundamental na jornada de despedida e memória, recebendo centenas de pessoas que buscam homenagear seus entes queridos. A cada novo 2 de novembro, o cemitério oferece uma programação especial e que reverbera na mídia.

Para a equipe da Assessoria de Imprensa, o desafio era claro: como abordar o Dia de Finados de forma única e significativa, considerando o contexto de pós-pandemia e tensões em nossa sociedade? Em vista de um cenário de guerras no mundo, os profissionais da SB Comunicação destacaram pautas ligadas a um pedido de paz.

Pipas pela paz

Uma ação com “Pipas pela Paz” teve apelo visual e afetivo e despertou o interesse da imprensa. Além de ser um comportamento comum do carioca, o ato de soltar pipas tem um simbolismo bíblico: “Está relacionado à dicotomia terra e céu, morte e ressurreição. Além disso, quem solta pipa, está ligado a ela por uma linha, ou seja, uma correlação com o ente querido que se foi. A pipa voa, vai-se embora no vento”, explica a Head de Assessoria de Imprensa da SB, Cristina Miguez.

“Todo ano, trabalhamos temáticas para Finados, desde a campanha ‘A Vida Não Para’, que lançou o grupo de apoio ao enlutado, até a ‘Pira da Esperança’, que abordou a busca pela vacina contra a Covid-19. Este ano, decidimos focar em uma mensagem de Paz, diante das discórdias e violência que vemos entre as pessoas e os países. Convidamos o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta, para uma bênção que invocava a memória dos entes queridos e a paz no Rio, no Brasil e no mundo.”, acrescentou Miguez. Após uma revoada de balões brancos, a mensagem de Dom Orani Tempesta também ficou estampada em um painel de LED do cemitério: “Saudemos a memória dos entes queridos e a paz no mundo”.

Repercussão

Neste ano, os resultados do trabalho foram excelentes, como mais de 150 inserções, incluindo cobertura em vários veículos de comunicação, desde a TV Globo, com destaque para entradas ao vivo no Bom Dia Rio e no RJ TV, até os jornais O Globo, O Dia, Extra, e uma série de rádios e sites.

Essa abordagem encontrou grande relevância na imprensa, destacando a capacidade da SB Comunicação de não apenas lidar com tópicos sensíveis, mas também de criar uma comunicação eficaz e impactante. O case do Dia de Finados 2023 reforça a importância de uma comunicação estratégica e sensível, que pode trazer conforto e significado em momentos desafiadores.

Nas redes sociais

No Instagram e no Facebook do Crematório e Cemitério da Penitência, além de repercutirmos as imagens do Dia de Finados, lançamos uma campanha algumas semanas antes chamada “O que eu queria te contar”. A ideia é que os usuários mandassem mensagens e materiais como fotos e vídeos para contar algo sobre sua vida para os entes queridos. Houve quem compartilhasse com o avô falecido ou uma saudosa mãe a formatura na faculdade, o nascimento de um filho, a realização de sonhos antigos ou a superação da pior fase do luto.

Os perfis receberam mensagens emocionantes, com fotografias sensíveis e palavras doces, que foram compartilhadas no Dia de Finados, como uma homenagem àqueles que já se foram.

Posts anteriores

Branding e marketing de performance: estratégias complementares

Na era digital, o mundo dos negócios está em constante evolução, e as estratégias de marketing precisam acompanhar esse ritmo para garantir o sucesso das empresas. Duas abordagens frequentemente destacadas como excludentes são o branding e o marketing de performance....