Não existe fórmula mágica para se fazer um vídeo viral. Criar um conteúdo para fazer com que ele caia no gosto das pessoas será sempre um desafio. Mas algumas estratégias ajudam — e muito — para que a sua empresa atinja esse objetivo.

É o que fez o Crematório e Cemitério da Penitência, um dos maiores complexos cemiteriais da América Latina, em ação desenvolvida pela SB Comunicação.

Para chamar a atenção das pessoas sobre os diferenciais do cliente — um cemitério que de tão tecnológico nem parece um espaço com essa finalidade — a ideia foi aproveitar um tema que estava em destaque no período da ação: o filme Bird Box, produzido pela Netflix e estrelado pela atriz Sandra Bullock.

Na película, a protagonista precisa enfrentar desafios para salvar seus filhos e ela própria estando vendada e sem poder enxergar o que acontecia à sua volta, obrigando-a a utilizar seus demais sentidos. Para produzir o vídeo viral, a SB Comunicação convidou pessoas que passavam pela rua e que toparam ir a um lugar desconhecido — vendadas — e descobrirem onde estavam. Veja o vídeo aqui.

As respostas foram inusitadas e a reação das pessoas demonstrava que elas jamais imaginavam estar em um cemitério. Como pano de fundo, todas as qualidades e características dos produtos oferecidos pelo cliente eram apresentadas. E a desconstrução de preconceitos e ideias errôneas sobre cemitérios pôde ser desconstruída.

A ação utilizou conceitos de Marketing de Guerrilha, Marketing Digital, Marketing Viral, conteúdo de marca e real time. E o resultado não poderia ser mais positivo: mais de 191 mil visualizações no Facebook, 40 mil no Instagram e mais de 55 mil no Youtube, além de ampla repercussão na imprensa e em veículos especializados. Em menos de um mês, o retorno de vendas para o cliente foi de R$ 49 mil.

Veja dicas de como fazer o seu vídeo viral:

1 – Conte uma história atraente

Lembre-se que para chamar a atenção do espectador ele precisa se interessar pelo conteúdo que está sendo apresentado. Use temas atuais, discussões que estejam bombando nas redes sociais e assuntos que naturalmente conquistam a atenção do seu cliente.

2 – Conduza seu potencial cliente em uma jornada

Faça com que as pessoas participem de jornadas, utilizando personagens que contam histórias e que podem criar um laço de representatividade com o espectador. Uma boa história utiliza elementos como reviravoltas, heróis, vilões e problemas resolvidos.

3 – Desvende um mistério

Leve seu personagem a solucionar um mistério desconhecido por todos. As descobertas prendem a atenção dos espectadores, que vão esperar ansiosamente pela solução. E quando descobrirem, vão querer contar para todos.

4 – Apresente um novo ponto de vista

É comum que assuntos considerados conhecidos pelas pessoas sejam encarados com um conjunto de verdades absolutas. No entanto, sempre há uma forma de explorar temas e reflexões de um jeito pouco explorado ou nunca pensado.

5 – Surpreenda o seu público

Gerar conteúdo de qualidade é a dica número 1, mas não basta: é preciso surpreender. Pensar em algum efeito surpresa, que gere emoção e desperte curiosidade para a próxima cena é o que vai cativar o espectador.

Gostou das dicas? Agora é botar a mão na massa e produzir o seu. Que tal chamar a SB Comunicação para ajudar na sua estratégia de comunicação? Estamos aqui pra isso. Aproveite e deixe seus comentários com a gente e entre em contato.