blog

4 dicas para transformar o seu serviço em notícia

24 de maio de 2019

[tatsu_section bg_color= “” bg_image= “” bg_repeat= “no-repeat” bg_attachment= ‘{“d”:”scroll”}’ bg_position= ‘{“d”:”top left”}’ bg_size= ‘{“d”:”cover”}’ bg_animation= “none” padding= ‘{“d”:”15px 0px 15px 0px”}’ margin= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ border= “0px 0px 0px 0px” border_color= “” bg_video= “0” bg_video_mp4_src= “” bg_video_ogg_src= “” bg_video_webm_src= “” bg_overlay= “0” overlay_color= “” full_screen= “0” enable_custom_height= “” custom_height= ‘{“d”:””}’ vertical_align= “center” top_divider= “none” top_divider_zindex= “9999” bottom_divider_zindex= “9999” bottom_divider= “none” top_divider_height= ‘{“d”:100}’ top_divider_position= “above” bottom_divider_height= ‘{“d”:100}’ bottom_divider_position= “below” top_divider_color= “#ffffff” bottom_divider_color= “#ffffff” invert_top_divider= “0” invert_bottom_divider= “0” flip_top_divider= “0” flip_bottom_divider= “0” section_id= “” section_class= “” section_title= “” offset_section= “” offset_value= “0” full_screen_header_scheme= “background–dark” z_index= “0” overflow= “” hide_in= “” key= “g2wy0zjk6z478uhw”][tatsu_row full_width= “0” bg_color= “” border= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ border_color= “” no_margin_bottom= “0” equal_height_columns= “0” gutter= “medium” column_spacing= “” fullscreen_cols= “0” swap_cols= “0” padding= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ margin= ‘{“d”:”0px 0px”}’ row_id= “” row_class= “” hide_in= “” box_shadow= “0px 0px 0px 0px rgba(0,0,0,0)” border_radius= “0” layout= “1/1” key= “g2wy0zjk9b2or2s6”][tatsu_column bg_color= “” bg_image= “” bg_repeat= “no-repeat” bg_attachment= “scroll” bg_position= ‘{“d”:”top left”}’ bg_size= ‘{“d”:”cover”}’ padding= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ custom_margin= “0” margin= ‘{“d”:”0px 0px 50px 0px”}’ border= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ border_color= “” border_radius= “0” enable_box_shadow= “0” box_shadow_custom= “0px 0px 0px 0px rgba(0,0,0,0)” bg_video= “0” bg_video_mp4_src= “” bg_video_ogg_src= “” bg_video_webm_src= “” bg_overlay= “0” overlay_color= “” animate_overlay= “none” link_overlay= “” vertical_align= “none” column_offset= “0” sticky= “0” offset= ‘{“d”:”0px 0px”}’ z_index= “0” top_divider= “none” bottom_divider= “none” top_divider_height= ‘{“d”:{“d”:”100″,”m”:”0″}}’ bottom_divider_height= ‘{“d”:{“d”:”100″,”m”:”0″}}’ top_divider_color= “#ffffff” bottom_divider_color= “#ffffff” flip_top_divider= “0” flip_bottom_divider= “0” left_divider= “none” left_divider_width= ‘{“d”:{“d”:”50″,”m”:”0″}}’ left_divider_color= “#ffffff” invert_left_divider= “0” right_divider= “none” right_divider_width= ‘{“d”:{“d”:”50″,”m”:”0″}}’ right_divider_color= “#ffffff” invert_right_divider= “0” column_parallax= “0” top_divider_zindex= “9999” bottom_divider_zindex= “9999” right_divider_zindex= “9999” left_divider_zindex= “9999” column_width= ‘{“d”:”100″}’ overflow= “” column_mobile_spacing= “0” animate= “0” animation_type= “fadeIn” animation_delay= “0” image_hover_effect= “none” column_hover_effect= “none” hover_box_shadow= “0px 0px 0px 0px rgba(0,0,0,0)” col_id= “” column_class= “” hide_in= “” layout= “1/1” key= “g2wy0zjkbf5r5ov0”][tatsu_text bg_color= “” max_width= ‘{“d”:”100″}’ wrap_alignment= “center” text_alignment= ‘{“d”:”left”}’ animate= “” animation_type= “fadeIn” animation_delay= “0” margin= ‘{“d”:”0px 0px 30px 0px”}’ box_shadow= “0px 0px 0px 0px rgba(0,0,0,0)” padding= ‘{“d”:”0px 0px 0px 0px”}’ border_radius= “0” key= “g2wy0zjkdee33wj2”]

Ter o seu serviço ou produto em evidência – especialmente de forma espontânea – é o que todas as empresas almejam. Porém, nem sempre aquilo que você deseja divulgar tem a atenção da mídia.

Isso acontece porque nem tudo é notícia. Notícia é aquilo que de alguma forma impacta a vida das pessoas. Mas como fazer para que o seu serviço seja um assunto do interesse do público?

Um exemplo é o caso do serviço de Transplante de Órgãos do Hospital São Francisco na Providência de Deus. Para divulgar o trabalho realizado no hospital, a equipe da SB Comunicação mergulhou no universo dos transplantes e no dia a dia do serviço, identificando a melhor de transformá-lo em notícia.

Abaixo, listamos os quatro pilares deste trabalho, que também podem ser usados na estratégia de divulgação do seu serviço.

Busque dados relevantes

A imprensa busca o ineditismo, informações que mostrem o quanto um fato é relevante para uma comunidade. Portanto, pesquisar estatísticas e outras referências para construir a sua pauta é fundamental. E assim fizemos.

Nossos assessores de imprensa levantaram dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) que identificaram o Hospital São Francisco como a unidade que mais realiza transplantes renais no Rio de Janeiro, ocupando o quarto lugar no ranking nacional. O dado foi destaque de um dos nossos releases.

Encontre um gancho interessante

Datas, eventos e acontecimentos factuais servem de gancho para a organização de uma notícia. O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27/09), por exemplo, foi um dos apelos usados pela nossa equipe para divulgar o serviço do cliente.

Tenha uma boa relação entre a “fonte” e a assessoria de imprensa

A escolha de quem representará a empresa é uma parte importante para que a sua instituição passe uma imagem positiva na entrevista. Além de dominar o assunto, a fonte precisa ser comunicativa, ter capacidade de resumir o assunto e apresentá-lo de uma forma compreensiva para o público, por mais que a informação seja técnica.

É preciso também que a fonte tenha uma relação de confiança com o assessor de imprensa e siga suas dicas para o sucesso da entrevista. 

Conte boas histórias

Uma boa notícia não existe sem um bom personagem. É ele quem ajuda a contar e humanizar uma história. É ele quem provoca emoção e identificação das pessoas. O personagem ajuda a aproximar pessoas e marcas.

Os pacientes transplantados e suas famílias – elencados pela equipe da SB Comunicação – contaram histórias tão comoventes que, além de concederem entrevistas para os veículos da imprensa, foram destaque no vídeo institucional do serviço, que você pode conferir aqui.

Seguindo esses passos, além de divulgar o serviço, conseguimos reforçar a imagem do cliente como um hospital de referência no setor de Transplante de Órgãos e de seus médicos, como fontes especializadas no assunto.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Fale com a gente.

[/tatsu_text][/tatsu_column][/tatsu_row][/tatsu_section]

Posts anteriores